terça-feira, 10 de agosto de 2010

Negociar é preciso


Negociar é algo que todos aprendem e praticam ao longo da vida, alguns mais outros menos, alguns melhor outros pior, e para que possamos adquirir êxito com maior frequência em nossas negociações é necessário ter em mente algumas premissas, como: as formas de negociar, os estilos de negociadores e ainda saber propor alternativas a situações conflitantes.
Ao longo dos anos a evolução do conceito de negociação foi evidente, pois antes estava muito ligado ao atendimento das necessidades individuais e pouco importava que resultado o outro teria, porém, hoje há um conceito mais moderno que envolve o atendimento das expectativas de ambos e o compartilhamento de problemas.
A ideia de somente levar vantagem em uma negociação está cada vez mais extinta no mercado, já que as pessoas antes de qualquer coisa visam estabelecer boas relações e seguem os princípios da eficiência (fazer as coisas do modo correto), da eficácia (alcançar os resultados) e o mais recente da efetividade (manter uma boa imagem independentemente do resultado da negociação).
Planejar, saber ouvir, administrar a pressão/emoção, time, rapport, segurança, flexibilidade, poder de convencimento, eloquência, saber separar as pessoas dos problemas, entre outras, são algumas atitudes de um bom negociador, no entanto, não é tão simples reunir todos esses atributos em pouco tempo e por isso devemos nos concentrar naquilo que temos de melhor e nunca deixar de buscar o aprimoramento. Essa disposição é suficiente para começarmos a desenvolver um bom trabalho, o resto só a experiência nos dará.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Empresas inovadoras sobrevivem mais


Toda invenção é uma inovação, mas nem toda inovação é uma invenção, ou seja, para inovar não, necessariamente, é preciso inventar algo, na maioria das vezes a principal sacada está em reinventar o simples e fazer o que é básico, porém eficaz.
Estimular a criação de um ambiente inovador é essencial para a sobrevivência das empresas, não basta inovar apenas em um momento, é preciso que se crie um processo continuado, e para isso existem algumas práticas de estímulo, como o estímulo da criatividade, da comunicação, da capacitação, do reconhecimento e recompensa e do trabalho em equipe. Criar um ambiente favorável a criatividade dos colaboradores é fundamental para que a inovação seja incorporada à cultura da empresa e dá mais espaço para o aproveitamento das ideias.
As mudanças no mercado ocorrem constantemente num ritmo sempre mais frenético e só sobreviverão aquelas empresas que estiverem atentas, por isso é necessário inovar para se adaptar à seleção natural que o mercado faz.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Informação: quanto mais melhor?


Com o advento da internet e das novas tecnologias relacionadas a comunicação, a imprensa ganhou uma nova dinâmica e maior flexibilidade, já que as notícias se espalham pelo planeta de forma instantânea e em grande quantidade. No entanto, até que ponto devemos confiar nessas informações? Quem garante que são verdadeiras?
É impressionante como os veículos de comunicação divulgam informações diferentes sobre os mesmo assuntos, basta comparar. Veja o exemplo abaixo:

Recentemente tivemos uma situação que causou polêmica no campeonato de automobilismo da Fórmula 1, pois a equipe Ferrari, durante a corrida que ocorria na Alemanha, ordenou a seu piloto, o brasileiro Felipe Massa, que deixasse o seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, assumir a primeira posição.
Este acontecimento causou muita polêmica e críticas à equipe, e recentemente, foram divulgadas novas gravações do momento em que ocorreu a ultrapassagem, mas a imprensa parece confusa sobre isso, pois não sabe se piorou ou melhorou a situação da Ferrari, veja:

UOL: F-1 divulga rádio que favorece Ferrari em caso da armação na Alemanha
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/08/05/f-1-divulga-radio-que-favorece-ferrari-em-caso-da-armacao-na-alemanha.jhtm

GLOBO: Novos trechos de rádio complicam Ferrari no vexame de Hockenheim
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2010/08/novos-trechos-de-radio-complicam-ferrari-no-vexame-de-hockenheim.html

Em quem acreditar?
O leitor fica no meio dessa guerra e é preciso estar atento com as informações que chegam, para saber processa-las e não apenas aceitar tudo que a impresnsa impõe como verdade absoluta.