terça-feira, 10 de agosto de 2010

Negociar é preciso


Negociar é algo que todos aprendem e praticam ao longo da vida, alguns mais outros menos, alguns melhor outros pior, e para que possamos adquirir êxito com maior frequência em nossas negociações é necessário ter em mente algumas premissas, como: as formas de negociar, os estilos de negociadores e ainda saber propor alternativas a situações conflitantes.
Ao longo dos anos a evolução do conceito de negociação foi evidente, pois antes estava muito ligado ao atendimento das necessidades individuais e pouco importava que resultado o outro teria, porém, hoje há um conceito mais moderno que envolve o atendimento das expectativas de ambos e o compartilhamento de problemas.
A ideia de somente levar vantagem em uma negociação está cada vez mais extinta no mercado, já que as pessoas antes de qualquer coisa visam estabelecer boas relações e seguem os princípios da eficiência (fazer as coisas do modo correto), da eficácia (alcançar os resultados) e o mais recente da efetividade (manter uma boa imagem independentemente do resultado da negociação).
Planejar, saber ouvir, administrar a pressão/emoção, time, rapport, segurança, flexibilidade, poder de convencimento, eloquência, saber separar as pessoas dos problemas, entre outras, são algumas atitudes de um bom negociador, no entanto, não é tão simples reunir todos esses atributos em pouco tempo e por isso devemos nos concentrar naquilo que temos de melhor e nunca deixar de buscar o aprimoramento. Essa disposição é suficiente para começarmos a desenvolver um bom trabalho, o resto só a experiência nos dará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário