segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Publicidade e Propaganda para crianças

A Publicidade e Propaganda brasileira é, sem dúvida, uma das mais criativas do mundo. Os anúncios, em geral, não se restringem a apresentar os detalhes técnicos dos produtos e além de informar tentam instigar, provocar e até mesmo ludibriar os clientes em potencial, que mais parecem peixes bem próximos de serem fisgados.
No mercado da publicidade e propaganda para crianças, essa "pescaria" se torna bem mais fácil, já que elas, em sua grande maioria, não possuem discernimento suficiente para separar desejo de necessidade ou utilidade, que acaba gerando conflitos com os pais, em muitos casos. A criança é facilmente envolvida por aquele mundo mágico que aparece na TV, no outdoor ou na internet e assimila determinado produto ou serviço como a maior necessidade de suas vidas. Cumprida está etapa, está cumprida a missão do publicitário, cabe agora a criança convencer seus pais.
Na televisão fica tudo muito mais evidente. Durante os programas infantis, principalmente no período da manhã, é impressionante como a criança é bombardeada com comercias de brinquedos, roupas, sapatos e alimentos pouco saudáveis. Vamos conferir alguns exemplos.
Comercial da ElmaChips:
E quem não se lembra do clássico "compre batom...":
Os abusos ocorrem diariamente na televisão brasileira e a reação das autoridades é tímida e lenta, tão lenta que ocorre casos em que é exigida a retirada da propaganda após três ou quatro semanas, quando na verdade o comercial já cumpriu seus efeitos e de qualquer forma iria sair do ar. Portanto, sem uma legislação específica para este segmento, muito pouco poderá ser feito.
Os países mais desenvolvidos do mundo possuem leis que regulamentam esta área. Em alguns lugares é até mesmo proibido qualquer tipo de propaganda direcionada especificamente para crianças menores de 11 ou 12 anos. Aqui no Brasil a legislação é vaga e omissa.
Como disse no começo, a publicidade e propaganda brasileira é uma das mais criativas do mundo, afinal, somos um povo muito criativo, mas essa criatividade precisa ser podada quando falamos em P&P para crianças. Este assunto gera muita polêmica, já que quando se fala em controle da produção audiovisual, as pessoas, inevitavelmente, associam à censura sofrida na ditadura, entretanto, devemos nos libertar desse fantasma e aceitar que o controle é essencial para o bem-estar das nossas crianças.

2 comentários:

  1. Fala velho! Concordo, em parte, com o que vc falou. É preciso combater os abusos, e eles acontecem mesmo. Mas o controle existe e funciona aqui no Brasil, o CONAR faz um trabalho muito sério em relação a isso. Acho que o uso da criatividade é válido pra vender também pra crianças. Esses comerciais que você colocou como exemplo, não acho agressivos, mas engraçados e divertidos. Mas lembrei de um bem antigo, que entrou no ar e logo sofreu advertência do CONAR e saiu do ar: http://www.youtube.com/watch?v=zMFqTzH_dn0
    Esse sim é abusivo.

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  2. hehe...esse realmente extrapola todos os limites.
    Entendo que a discussão é polêmica, não dá pra resolver dá noite pro dia.
    Mas o problema é que as medidas são tomadas, na maioria das vezes, depois que o comercial já cumpriu sua tarefa, aí já é tarde.
    Tem inclusive um site que está coletando assinaturas para montar um manifesto contra esse tipo de publicidade e lá tem um documentário muito interessante, recomendo pra você.(http://www.publicidadeinfantilnao.org.br/)
    No geral, penso que a gente não deve desconsiderar a opinião própria das crianças, mas elas são seres extremamente vulneráveis que carecem de proteção e por isso sou totalmente contra a publicidade infantil.
    Assista aê o vídeo e coloque aqui sua opinião.
    Abraço!

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