quarta-feira, 23 de junho de 2010

Burocracia eficiente


Atualmente, a palavra burocracia tem sido rechaçada dentro das organizações, em virtude de uma grande conotação pejorativa que adquiriu o termo. Ao longo dos últimos anos uma serie de novas técnicas e modelos de gestão surgiram com críticas ferrenhas a este modelo de organização, fazendo com que aparentemente a burocracia fosse deixada de lado.
Muito se fala sobre o desaparecimento da burocracia em virtude de se tratar de um modelo ultrapassado, no entanto poucos conseguem enxergar que isto é algo impossível, pois a burocracia é a base para toda e qualquer organização que visa o desenvolvimento.
Grandes corporações passaram por processos de “desburocratização” para que assim pudessem crescer e enfrentar a concorrência em um mercado cada dia mais globalizado e competitivo. Porém, é certo que a burocracia é algo básico, necessário e onipresente em toda organização, pois sem ela seria impossível manter um mínimo de ordem.
Para provar que essa informação é verdadeira, imagine como seria trabalhar em uma organização sem regras, sem um mínimo de controle, onde as pessoas não possuem capacidade para assumir seus cargos, o trabalho dividido de forma desigual, processos totalmente despadronizados e com a administração ocorrendo de forma aleatória. Provavelmente seria um imenso caos e se tornaria impossível desenvolver um trabalho eficiente.
No Brasil, não é diferente do resto do mundo, a palavra burocracia está altamente ligada ao serviço público prestado pelo Estado, onde mais uma vez o sentido vulgar é predominante. Contudo, ocorre no país que a grande maioria das instituições públicas não possui estrutura suficiente para atender a sociedade, desde um posto de saúde até o processo de abertura de uma empresa, todo o Estado brasileiro carece de infra-estrutura básica, sem a qual se torna bastante difícil aplicar qualquer modelo organizacional. Em virtude disso, os processos são lentos, as pessoas não são preparadas o suficiente, ocorre um excesso de trâmites e formalismo exagerado e assim toda a culpa recai sobre a burocracia. Mas na verdade, essas organizações, em sua grande maioria, não conseguem aplicar os verdadeiros conceitos do modelo burocrático proposto por Weber e como o sentido vulgar do termo está bastante difundido, não resta alternativa a não ser culpar a forma de organização para que se possa encobrir os reais motivos.

2 comentários:

  1. Quando se fala em burocracia me recordo principalmente de nossa querida administração pública. Quanto formalismo, quantos excessos! Sinceramente, acho MUITO difícil uma possível abertura à desburocratização, visto que como na nossa sociedade toda mudança é lenta e o ser humano (capital humano) não é tão adepto a transformações... Seria como mudar da água para o vinho e advinhe: muitos preferem continuar no mesmo cotidiano. É mais fácil. Gostamos de facilidade... seja na vida pública ou na privada! E acabamos esquecendo q quem recebe o serviço tb quer meios mais fáceis, ou seja, menos burocracia.
    Acho q se fosse encontrado um modelo que unisse desburocratização aliada à facilidade para todos... Quem sabe ne?!

    ResponderExcluir
  2. Vitão tá muito massa a organização de seu blog, parabéns!
    Hilbério Santos

    ResponderExcluir