terça-feira, 22 de junho de 2010

O Brasil no contexto da economia mundial

Durante anos fomos considerados o país do futuro, mas será que esse futuro finalmente chegou? A expectativa para essa década que se inicia é muito grande e o país apresenta boas condições para iniciar um duradouro crescimento.
Estaremos no centro do mundo com a realização de dois grandes eventos esportivos (Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro), que atrairão investimentos externos e farão com que todos conheçam melhor o país.
Pesquisas apontam que em cerca de quinze anos seremos a quinta maior economia do mundo, no entanto, para isso será preciso mais investimentos em infraestrutura, e não apenas a infraestrutura física, como: portos, aeroportos, estradas, trens, navios e etc., mas principalmente a infraestrutura intelectual, ou seja, precisamos formar mais profissionais capacitados e priorizar a educação ou talvez não suportaremos a carga.
Outro fator interessante que auxiliará o crescimento do país, é que nesse período ocorrerá um fenômeno social chamado de bônus demográfico, que é um momento da distribuição demográfica em que a população economicamente ativa será maior que a população dependente (crianças e idosos), isso significa que teremos uma grande força de trabalho disponível no mercado com uma baixa razão de dependência.
Nos últimos anos tivemos grandes avanços sociais, nossa população está menos pobre e com melhores condições de vida, mas ainda precisamos melhorar muito nesse aspecto, já que a desigualdade social, econômica e cultural permanece alta
De um modo geral, necessitamos transformar expectativa em trabalho, para evitar que mais uma vez tudo não passe de um sonho, portanto, vamos ao trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário