terça-feira, 29 de junho de 2010

A nova ordem internacional


O mundo passou boa parte do último século dividido em dois lados: EUA e URSS, uma bipolaridade que prevaleceu enquanto duas das maiores nações do planeta mantiveram uma gananciosa disputa para provar quem tinha mais poder, quem eram os mais inteligentes e mais fortes, quem tinha o melhor sistema político e econômico, enfim, quem eram os melhores. Ao final dessa guerra, que ficou conhecida como "Guerra Fria", prevaleceu o poder dos norte-americanos, que em seguida aumentaram ainda mais sua influência sobre o mundo, pois passaram a exercer papel fundamental para todos os países, tornando-se a única super-potência da economia mundial.
Nos últimos anos, o cenário vem indicando que grandes mudanças acontecerão, pois a influência de países emergentes cresce cada vez mais e poderá resultar numa alteração do comportamento vigente hoje, já que caminhamos em direção a multipolaridade do planeta e serão muitos os países a exercerem seu papel com destaque.
Entretanto, essa previsão de multipolaridade pode vir por água abaixo, em razão do crescimento exorbitante da China, que atualmente, já começa a travar uma guerra econômica com os EUA. A China era um gigante adormecido, que acordou na última década, com muita disposição e vem demonstrando uma enorme força, afinal, quando 20% da população mundial quer alguma coisa, fica difícil pará-los.
É impossível prever com exatidão o rumo que seguiremos, só temos a sensação que passamos por momentos de mudanças e talvez nem estejamos mais aqui para acompanhar seus resultados concretos, já que alterações deste porte demandam muito tempo, mas paulatinamente alteram o nosso destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário